A importância do livro de Levítico

Durante séculos e continuando até os dias atuais, observamos a negação por parte de alguns cristãos sobre o antigo testamento. A defesa desse pensamento é pelo fato de que Jesus teria abolido a lei, e não somente cumprido. Essa é uma interpretação equivocada, pois, sem o pleno conhecimento de toda a escritura, torna-se impossível entendê-la por completo. Não é possível falar sobre assuntos como Páscoa, Tabernáculo, Expiação, Propiciação sem antes analisar e estudar profundamente o que o Antigo Testamento nos relata.
Nos escritos deste livro, Deus apresentou as características do Messias para que o povo judeu o reconhecesse quando este viesse. É necessário compreender que a Bíblia não é um livro de histórias independentes, na verdade o tema central de toda a Escritura é a pessoa de Cristo. O contexto deste livro é um compêndio ritualístico que serviu para aquele povo como regulamentação civil, sanitária, cerimonial, moral e religiosa. Além disso, é um livro Profético e Escatológico, podemos assim dizer que era um ensaio idealizado por Deus sobre as coisas que haveriam de acontecer.
Deus apontou três períodos comemorativos, que podemos ver nas descrições do capítulo 23 de Levítico que serviram de preparação para o povo de Israel por aproximadamente 1500 anos, durante a Páscoa, vemos que um cordeiro era oferecido em sacrifício, mas ele não podia tirar o pecado do homem, apenas poderia cobrir. Jesus durante o seu sacrifício na cruz cumpriu exatamente esse ritual. E ao analisarmos minuciosamente toda descrição, vemos que até em relação ao mês, dia e hora foi exatamente como era neste ensaio.
Devido ao tempo profético em que vivemos, torna-se fundamental o entendimento de toda a Sagrada Escritura e não podemos de forma alguma negligenciar parte dela, como é o caso de alguns irmãos em Cristo. Entendemos que a Bíblia é simétrica e todos os livros são interligados, desta forma, só será possível entender sobre o futuro escatológico quando nos atentarmos aos primeiros escritos bíblicos, como diz o profeta Isaias no capítulo 46.10.
“Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *